quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Noite de Gala


Ontem foi noite de gala no Bar e Sinuca Bola de Cristal. Há dois meses, ponto de encontro dos amigos após o trabalho na redação do Sportv. Noite especial com a presença de Chafi, Clóvis, Gustavo e Thiago, amigos da rotina que me acompanharam na celebração de mais um dia de vida.


Entre uma tacada e outra, me lembro de outras noites de gala. Há um ano, eram nos bancos de madeira e nas vielas de terra da Ilha da Gigóia, na companhia de chinelos, shorts, camisetas e sorrisos. Passávamos duas, três horas sem que o tempo nos lembrasse de que a vida é curta, os afazeres nos esperam e temos de ser sempre bonitos, perfeitos e eficazes. A noite de ontem foi assim, despretensiosa com o tempo e as aparências. Por isso, foi de gala.


Como há um ano e meio, quando troquei palavras com atletas olímpicos e paraolímpicos na arena esportiva mais moderna do país, que me deu na verdade tantas outras manhãs, tardes e noites de gala. Não com eles, mas com Breiller, Carolina, Fábio, Maria Carol e Rodrigo. Outros cinco com quem tive oportunidade de trabalhar. Voluntários do Pan. Não recebiam um centavo para estar lá. Eu é que devia pagar por cada dia de aprendizado e ensinamento, pelas trocas entre amigos que foram parar na porta de casa meses depois dos Jogos. Sinceramente, não me lembro muito de quem saltou, arremessou, pulou, caiu, levantou, a não ser por Cristina Galarza, de quem já tratei neste blog.


Há 27 anos, minhas noites de gala têm sido acordar com a generosidade e o amor incondicional de minha mãe, os conselhos e a serenidade de meu pai, o carinho dos meus irmãos Gabriel, Gabriela, Isabella e Juninho, meus meios-pais Angela e Marcelo. Sem contar os amigos que vêm e que vão. Alguns ficam, como Felipe. Outros vão mas de certo modo também ficam, como Andreia, Marcinha, Ana, Breiller, Carolina, Fábio, Maria Carol e Rodrigo. Uilson, Marcelo, Anderson, Sheila, Márcia, Gi, Carol, Nina e Gui. Olha só! Dá pra montar um time com reservas e tudo...


Esses são meus maiores presentes. Com eles, todas as noites são de gala. Como ontem, de chinelo no pé, taco na mão, alegria nos olhos e sorrisos pra comprar de graça e dar de brinde. Obrigado a todos! E a Deus, acima de tudo, pelo dom da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Há tempos não visitava o blog, Rafa, mas fico muito feliz por saber que você retornou às quatro linhas, ou melhor, à "portaria". Um dia ainda vamos bater uma pelada juntos.

E pode ter certeza que se, por um lado, não recebi um centavo pelo trabalho no Pan, por outro, ganhei amizades que não tem preço, nem distância. Quase todos os dias, alguma recordação do Pan me vem à cabeça, me fazendo, ainda que por alguns minutinhos, voltar quase dois anos no tempo e reviver, na memória, um dos períodos mais intensos, proveitosos e felizes da minha vida. E esse período só foi assim porque tive a companhia de vocês, Rafa, Maria Carol, Rodrigo, Carolina e Fábio, que foram muito, mas muito mais do que simples colegas de trabalho e companheiros de lunch box.

Espero que muitas noites de gala nos reserve a honra de celebrar essa amizade que, pelo menos para mim, vai ficar pra toda vida.

Grande abraço!